Green Bulding

Eficiência energética

Economizar recursos mediante consumo energético otimizado
O consumo energético otimizado em seu armazém protege o meio ambiente e reduz os custos operacionais e de manutenção da instalação. A longo prazo, isso não apenas garante sustentabilidade, mas também assegura seus investimentos.

Graças ao conhecimento técnico e à experiência de longos anos, a SSI SCHÄFER implementa a eficiência energética no armazenamento durante o planejamento da logística e da construção. Nosso abrangente escopo de produtos e serviços nos permite elaborar sistemas e soluções completas, que garantem seu sucesso de forma eficiente e sustentável.

Eficiência energética desde o começo

A eficiência energética também é parte integrante do planejamento das instalações, desde a concepção e implementação de um sistema de armazenamento e picking da SSI SCHÄFER. Isso inclui, entre outros:

  • Layout otimizado em termos de percursos dos equipamentos da instalação

  • Uso de componentes e acionamentos energeticamente eficientes

  • Construção leve

  • Conceitos de armazenamento compacto

  • Utilização de alternativas de acionamento otimizadas em termos de eficiência

  • Redução da potência de acionamento a partir da equalização do peso próprio

  • Diminuição do coeficiente de atrito graças a combinações adequadas de materiais

  • Desligamento por demanda

  • Comando inteligente dos eixos principais do transelevador

  • Dispositivos de realimentação de energia

ARMAZENAMENTO EFICIENTE OTIMIZA O CONSUMO ENERGÉTICO E PROTEGE OS INVESTIMENTOS

  • Uso de energia renováveis
    Quais são as possibilidades na área de energia fotovoltáica, geotérmica e térmica solar?

  • Iluminação
    Foram instaladas lâmpadas econômicas? Existe um conceito de sensores presenciais?

  • Aquecimento
    Existem complementos úteis, tais como aquecedores a pellet, aquecimento urbano proveniente de usinas de biogás ou aquecimento infravermelho?

  • Medidas construtivas
    É possível realizar uma alternativa energeticamente otimizada do teto e da fachada? Os portões, portas e comportas são devidamente vedadas?
    Qual seria o efeito de uma solução de armazém compacto na eficiência energética?

O tema da sustentabilidade em imóveis e edifícios verdes são alvo de nossa atenção especial. Consta em nosso escopo de produtos com o nome de Logística Verde. A SSI SCHÄFER providencia certificações de edifícios com selo de qualidade internacionalmente reconhecido para a construção sustentável e energeticamente eficiente. Nossos especialistas certificam os edifícios em conformidade com DGNB, LEED ou BREEAM.

 

Dependendo do grau de complexidade técnica de um edifício logístico, a energia é necessária para alimentar terminais de trabalho, veículos industriais e outros equipamentos, bem como para refrigerar os pavilhões. Além disso, é necessário instalar salas para a infraestrutura, tais como estações de transformador ou estações centrais e descentrais de carregamento. Um bom planejamento de logística e construção pode compensar parte dos custos de energia elétrica através de um bom conceito energético. Partindo do princípio “apenas o necessário, e o menos possível”, os conceitos de carga de bateria ou uma operação otimizada em termos de consumo energético proporcionam significativo potencial de economia.

O armazenamento compacto de mercadorias também pretende alcançar esse objetivo: Com o adensamento máximo de uma área de armazenamento existente, é possível aumentar a capacidade de armazenamento, na mesma área útil, em mais de 90% ou obter 40% de ganho de superfície. Isso significa uma vantagem para a empresa, visto que tanto a quantidade maior de armazenamento como o volume construtivo menor e os custos reduzidos de construção e refrigeração proporcionam um contraponto de economia em relação ao consumo energético constante num armazém de temperatura controlada.

Adicionalmente, nós oferecemos aos nossos clientes uma inspeção de energia em conformidade com o EN 16247, ou seja, uma avaliação energética dos imóveis existentes. Além disso, auxiliamos na criação de um sistema de gestão energética e da certificação conforme ISO 50001. Tudo isso condiz com o nosso objetivo de apontar aos nossos clientes os potenciais para economia energética existentes e implementar tais melhorias. No âmbito das medidas de otimização, calculamos o retorno de investimento através de cálculos de rentabilidade. Podemos controlar tais medidas através de auditorias permanentes, comprovando efetivamente as economias ocorridas.

Como posso ajudá-lo?