A-Frame

Natura - CD São Paulo

Em uma área de 26.000 m², a Natura em parceria com a SSI SCHAEFER, construiu um dos centros de distribuição mais modernos da América Latina.


Há aproximadamente 20 anos, a Natura tem escolhido a SSI SCHAEFER para levar inovação e sustentabilidade aos seus processos logísticos.  No início de 2010, ambas empresas trabalharam juntas na implantação do novo centro de distribuição da Natura, em São Paulo.


OBJETIVO

O principal objetivo da companhia era ter um centro preparado para o futuro, ou seja, que pudesse atender todos os canais de vendas já existentes (consultoras e e-commerce) quanto aos do futuro (lojas físicas), em um prazo de 24 horas dentro da capital.


SOLUÇÃO

Para isso, a SSI SCHAEFER criou uma solução totalmente automatizada que além de ajudar a Natura a cumprir com esse objetivo, permitiu a redução significativa da taxa de erro e da emissão de carbono da operação logística.


ETAPAS DO PROCESSO

Assim que entram no centro de distribuição, as cargas são automaticamente destampadas, despaletizadas e enviadas, através de conveyors, para suas posições de armazenagem. Mercadorias de alto e médio giro são estocadas no sistema Miniload, o qual é usado para reabastecer o A-Frame e as estações Pick-by-Light. Já os produtos de baixo giro são enviados para os 12 módulos de carrossel, os quais alimentam as duas estações Pick-to-Tote.

As caixas de pedidos, depois de serem montadas e etiquetadas, passam pela primeira fase do processo de picking: a inserção automática das revistas solicitadas pelas consultoras Natura.  

Após essa etapa, as caixas de pedidos passam por uma área de picking massivo, projetado especialmente para itens de alta rotatividade coletados em grandes quantidades - como ocorre, por exemplo, em promoções e ofertas especiais - ou para itens de grande volume.

Para o picking de produtos de alto giro, a SSI SCHAEFER equipou o armazém com o sistema A-Frame. Os produtos são ejetados numa seção pré-definida da esteira e transportados até o ponto de abastecimento - onde são automaticamente carregados dentro das caixas de pedidos correspondentes. O reabastecimento do A-Frame é feito manualmente a partir das caixas disponibilizadas nos flow-racks do Miniload. Para a redução de erros, uma solução guiada por luz foi desenvolvida em conjunto com a Natura.

Produtos de médio e alto giro (que devido às suas características não se encaixam em um A-frame) são coletados em outras 58 estações pick-by-light. O reabastecimento dessas estações também é feito através dos flow-racks conectados aos 5 corredores do Miniload.

A separação dos produtos de baixo giro é feita através do conceito “produto ao homem” em duas estações Pick to Tote – que são alimentadas pelo sistema Carrossel.

O peso das caixas é verificado em diversos pontos do sistema de transporte. Quando um erro é detectado ou uma checagem é pré-determinada pela Natura, a caixa é direcionada para uma das estações de verificação, que foram planejadas e construídas para pessoas com deficiência física e motora.

Assim que a caixa de pedido é finalizada, ela é armazenada em um pulmão de carrosséis. Esse pulmão retêm as caixas até que toda a rota de expedição esteja coletada e pronta para ser despachada. Quando isso ocorre, as caixas são automaticamente retiradas do sistema, fechadas e enviadas tanto a granel (para entregas na cidade de São Paulo), quanto em paletes - montados por meio de robôs paletizadores - para entregas fora da capital.   

O CD São Paulo também está preparado para separar e enviar pedidos da Rede Natura E-commerce. Depois da separação, as caixas de pedidos desse setor vão para uma das estações de trabalho para serem preparadas e entregues diretamente ao cliente final.

O software logístico WAMAS® da SSI SCHAEFER é responsável por controlar e otimizar todos os processos operacionais do centro de distribuição,  desde a entrada até a saída das mercadorias.

O CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DA NATURA SÃO PAULO CONTA COM:

Sistema de transporte


Sistema de picking


Sistema de armazenagem


Software

DEPOIMENTOS

Veja o que dizem os responsáveis envolvidos

“Estamos muito felizes por termos alcançado os objetivos da Natura, os quais eram bastante arrojados devido aos desafios técnicos, mas especialmente orgulhosos por termos colaborado com o objetivo de integrar ao time de trabalhadores que operam o CD, um alto índice de pessoas com habilidades especiais.  É sempre um enorme prazer trabalhar com empresas que possuem essa responsabilidade social. Esperamos que a parceria entre a SSI SCHAEFER e a Natura continue por muito tempo.”

Daniel del Campo – CEO SSI SCHAEFER América Latina​​​​​​​

ASSISTA AO VÍDEO

FOTOS DO PROJETO

 

Como posso ajudá-lo?